quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Passo a Passo para o Financiamento Imobiliário

Oi!!!
Meninas, acho que fui mole com o Jarbinhas... Deveria ter me mantido mais firme. Mas da próxima vez ele não escapa de apanhar de havianas de pau, rs.. Chá comigo, ele não escapa da próxima vez, rssss... Meninas, cansada de tanta enrolação com relação ao apt, resolvi procurar um check list das etapas da compra de um imóvel. Pelo o que vi, estou na reta final, na etapa 7. Hoje assinamos novamente a solicitação de liberação de FGTS (a correspondente tinha digitado meu nome errado) . Segundo a correspondente agora temos de esperar 5 dias úteis pra Diret liberar a documentação. O Corretor tb me ligou e me tranquilizou bastante. Isso que eu não entendo, pra gente poder ser bem atendida e ter  conhecimento de como está o nosso processo a gente tem que fazer barraco? Do contrário vc não é atendida?? Pq quando perguntei pra corresponde como estava o meu processo ela me respondeu: pela minha experiência, não sei lhe falar quanto tempo mais vai demorar. Gente, sério, parece brincadeira...
Bjs,
Vania

Etapas de como realizar um financiamento imobiliário



Passo a Passo para o Financiamento Imobiliário

O processo de se levantar um financiamento imobiliário não é rápido, simplesmente porque envolve pessoas e burocracias. Apesar dos processos em cada um dos bancos não ser exatamente igual, pode-se dizer que de maneira geral eles incluem os seguintes passos:


1° Passo - Simulação

Com alguns dados pessoais básicos como data de nascimento, renda familiar, valor de FGTS, consegue-se levantar a capacidade financeira para comprar um imóvel e saber o valor de entrada, parcelas, taxa de juros, subsídio que será liberado entre outras informações. 


2° Passo - Análise de crédito

Sabendo de sua capacidade de crédito, o próximo passo é preencher os formulários do banco, preparando assim toda a documentação para que no momento em que você achar o imóvel esteja tudo pronto para dar entrada, adiantando assim o processo e evitando perder o imóvel no qual teve interesse. 

A documentação básica a ser providenciada neste momento é comprovante de renda, certidão de estado civil, comprovante de endereço e documentações pessoais dos interessados.

Nos financiamentos é possível incluir a renda do cônjuge, do noivo ou dos companheiros em união estável que poderão compor suas rendas no pedido de financiamento. A soma das rendas obtidas será usada para calcular o percentual de comprometimento de renda. Vale lembrar que os bancos permitem a soma das rendas, mas em geral exigem um mínimo individual.


3° Passo – Encontrar o Imóvel

Agora é o momento de procurar o imóvel, a procura antes dos passos acima pode trazer desgastes e dissabores pelo fato de você ainda não saber o limite do valor do imóvel que pode comprar. Tendo feito a simulação e delimitado seu crédito agora fica mais fácil direcionar seus esforços na procura do imóvel compatível com suas capacidades.


4° Passo – Proposta de Compra

Tendo encontrado o imóvel adequado não perca tempo, faça uma proposta de compra por escrito e exija a aceitação desta proposta assinada pelo proprietário ou responsável pelo imóvel. 


5° Passo - Documentação do Imóvel e dos Vendedores

Agora é o momento de seu Corretor levantar a documentação do imóvel, matricula atualizada, espelho de IPTU etc., e os documentos proprietários, pois esses documentos serão usados pelo seu banco para análise jurídica e viabilização da negociação.


6° Passo - Avaliação

Neste momento o seu banco deve enviar um especialista para vistoriar e elaborar um relatório de avaliação do imóvel no qual você está interessado. O valor estimado na avaliação vai servir de parâmetro para determinar o valor do seu financiamento, além de determinar se o imóvel preenche os requisitos do financiamento, como não exceder o valor limite de financiamento, etc. O corretor é muito importante neste momento pois é ele quem deve acompanhar o especialista na visita do imóvel e dar os parâmetros corretos, como valor mercadológico de imóveis adjacentes.


6° Passo - Análise jurídica

Com toda documentação em mãos e avaliação do especialista (normalmente um engenheiro), começa o que chamamos de análise jurídica do financiamento, pois não basta você ter condições financeiras de comprar o imóvel e este estar em linha com as especificações do financiamento. É preciso analisar se a documentação do imóvel e do vendedor estão corretas. Somente através da análise jurídica que o banco confirma que não há riscos na compra do imóvel. Isso tudo é visando uma compra limpa e segura para o cliente.


7° Passo - Assinatura e Registro do Contrato

Não havendo restrições jurídicas na análise dos documentos e na avaliação do imóvel, o seu banco aprovará a transação e emitirá um contrato particular de compra e venda com financiamento, que tem força de escritura pública. Depois que você e o vendedor assinarem o contrato, você terá de tomar as seguintes providências imediatamente (ponha seu corretor para trabalhar):

· Pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).
· Levar o contrato para o Cartório de Registro de Imóveis para registro.


8° Passo - Liberação de recursos (Ufa...)

Concluídas as etapas anteriores você deverá enviar uma via do contrato registrado para que o seu banco libere o recurso ao vendedor. Em geral, isso é feito através de depósito em conta corrente, ordem de pagamento ou DOC, em até três dias úteis após o recebimento do contrato registrado.


9° Passo - Pegar as Chaves do Imóvel

Liberado o valor na conta do vendedor do imóvel é só pegar as chaves reunir a família e preparar a mudança.


10° Passo - Comemorar!!!

É hora de fazer aquele tradicional churrasco, chamar a família e se porventura o seu corretor tiver feito um bom trabalho poderá ser convidado para comer uma carninha, rs.




18 comentários:

  1. Calma flor.. vai dar td certo,,, esse povo é osso viu... pela experiência ela não sabe??? imagina sem experiência então.... q isso meu povo!!!! =s

    ResponderExcluir
  2. nossa, eu teria mataaaaado o Jarbas hahaha
    Mas vc tá certa...Evitar brigar é a melhor coisa :)

    Menina, to super na torcida pro apto de vcs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu nao tinha lido o post do Jarbas , fui ler agora ........... Matei ele em pensamento!! Kkkkk
    Só imagino como vc ficou Braba, pior que a gente fica assim: ele nao me ligou, sera que esta bem? Quando ele liga atrasado : que senvergonha pq ele nao me ligou antes?
    Né ? Rsrsrsrs

    Vai dar tudo certo com o apê, estou aqui torcendo por você
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Vania,

    Calma que vai dar tudo certo.

    Com relação ao Jarbas, siga seu coração não é pq eu ou outra noivinha teria uma reação diferente que vc tbm teria que ter. Por experiência própria,eu sou muito brava, e as vezes pago o preço por ser assim...Queria ter mais paciência.

    Até mais

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Menina, esse troço de financiamento é uó! Acredita que abri minha conta da caixa econômica láaaaaa em Águas Lindas? Tudo isso pra ver se adiantava o processo, já que o marido tem um amigo que é gerente lá e ele cuidou pessoalmente do nosso processo. Outra coisa boa foi que o vendedor do nosso apto foi super gente boa e nos deixou com a chave desde a primeira visita, para a gente poder fazer orçamentos. E nos deixou começar a obra antes do financiamento sair! E ainda assim esperar o financiamento foi um saco, imagino vc! Mas acredite, no fim dá tudo certo! Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. rsrs aadorei o "comemorar" do final... rsrs

    É assim amiga, tem gente que se não der uma prensa não resolve as coisas.. aconteceu o mesmo comigo em duas situações... eu tive que rodar a baiana também! Mas no final deu tudo certo :) tá acabando flor, rapídinho vc pega as chave do aoê *-* to doida pra conhecer ^^

    Beeijos

    eladenoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Xii eu vou te dizer que sofri na correria pela documentação,.. Isso cansa, consome $$$$,... loucura! Mas se você não gritar ngm escuta.. Na ultima reunião eu quase voei na corretora!! Até hoje me arrependo de não ter voado aliás kkkk!! rsrs
    Mas, vale o esforço pra termos nosso cantinho :)

    Beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai meu deuse, lá vem as bombas da Caixa, ano que vem to aí na luta fo financiamento!!!
    E relaxa Vaninha, você tem que agir como seu coração diz, o melhor sem dúvidas, foi evitar mais stress e dor de cabeça!!
    Que bom que resolveram, com certeza o jarbas não vai pisar nessa bola de novo!!
    kkkkkkkkkk
    beijooooooos

    ResponderExcluir
  9. Falta pouco pra tudo se resolver linda... mas que dá raiva ter q fazer barraco dá viu.... eu mesmo tive q fazer um ontem mas depois eu conto kkkkkkkkk

    Bjs

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amiga vai dar tudo certo viu?
    Não vejo a hora de um dia passar por essas etapas, vai ser um sonho, mas sei que será na hora certa! =)

    beijão
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente aqui no Brasil muitas coisas só funcionam quando rodamos a baiana, é incrível!
    Agora é só ficar no pé deles quando completar os cinco dias uteis!!!

    bjs

    fernandamouta.blospot.com

    ResponderExcluir
  12. Uma burocracia danada isso né. Além disso o povo ainda fica enrolando a gente como se fossemos uns bestas. Um saco!
    Depois vou contar no blog como foi comigo. Tem que ter muuuuuuuita paciência

    Bjoo
    http://tatyedetinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O 9° e o 10° passo são os melhores, pena que ainda não cheguei nesse estágio :(
    Mas vamos lá aguardar nossa hora, já que sofremos tanto com essas burocracias absurdas e chatas!

    Um beijo!
    Jéssica

    ResponderExcluir
  14. Oi flor obrigada pela visita lá no meu cantinho.
    Cada mulher reage de uma forma, mas é melhor evitar a fadiga...rsrs.

    Quanto ao seu financiamento, vai dar tudo certo e daqui a pouco vc estará assinando.

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Veja pelo lado positivo, a pior parte já passou! Eu por exemplo tô presa no item 2 rs

    http://asmelhoresamigasdanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ai menina valeu pela dica viu!

    Comprei na planta então acho que é um pouquinho diferente né?

    Abs

    http://royalweddingbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tem post novo lá no blog meninas, como escolher o óleo vegetal certo para o cabelo.
    Podem seguir? Seguiremos de volta

    http://estiloecappuccino.blogspot.com.br/2013/09/oleos-vegetais-e-suas-vantagens.html

    ResponderExcluir
  18. Perdi 2 post seus...onde eu tava???
    Suas atualizaçoes nao apareceram pra mim...mas ja li tudinho e o sr Jarbas pisou na bola mesmo hein...

    Otimas dicas neste post de hj...tava mesmo interessada em saber como funcionam os financiamentos...

    bjo

    ResponderExcluir